POR QUE ESTUDAR NA FACIT?

 

UM PROJETO DO TAMANHO DE SEU FUTURO

O Projeto de Futuro proposto pela FACIT está ancorado nos Quatro Pilares da Educação para o Século XXI recomendado pela UNESCO: Aprender a Conhecer; Aprender a Fazer; Aprender a Conviver e Aprender a Ser.

- Aprender a Conhecer. Combinando uma cultura geral, com uma axiologia dinâmica e a possibilidade de estudar, em profundidade, um número reduzido de assuntos, é possível aprender a aprender, para beneficiar-nos das oportunidades oferecidas por uma educação ao longo da vida, aspecto marcante dos cursos da FACIT.

-Aprender a fazer. Produzir uma Educação que não se restrinja a adquirir apenas uma qualificação profissional, mas a competência que torna a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe. Isso significa dizer “aprender a fazer no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho” oferecidas aos jovens, espontaneamente, na sequência do contexto local, graças ao desenvolvimento do ensino alternado com o trabalho.

-Aprender a conviver. Ampliar a compreensão do outro e a percepção das interdependências – realizar projetos comuns e preparar-se para gerenciar conflitos – no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua, da paz e do respeito à alteridade absoluta do outro.

-Aprender a ser. Desenvolver a personalidade e estar em condições de agir com uma capacidade cada vez maior de autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal. Com essa finalidade, a educação deve levar em consideração todas as potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, postura ética e aptidão para comunicar-se em rede de comunidades fraternas.