A INSTITUIÇÃO

A Faculdade de Ciências do Tocantins foi credenciada pela portaria ministerial nº 717 do (MEC), em 29 de maio de 2012. São oferecidos na graduação os cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (tecnológico) e de Odontologia.

A instituição já existe desde 10 de novembro de 2005, quando funcionava como o Centro Superior de Tecnologia, Ensino, Pesquisa Pós - Graduação do Tocantins (CESTEP). Inicialmente, o Centro desenvolveu projetos para cursos de pós-graduação em Araguaína, ligado a instituições de ensino de Tocantins e Goiás, devidamente reconhecidas e autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC). O CESTEP implantou, a partir de 2007, cursos técnicos, e profissionalizantes credenciados pelo Conselho Estadual de Educação, com autonomia também para realizar módulos de capacitação e formação educacional reconhecidos em todo o território nacional.

A FACIT se propõe a oferecer cursos superiores nas áreas da saúde, ciências aplicadas, ciências exatas, ciências humanas, comunicação social e formação tecnológica, ensino a distância, pós-graduação Lato sensu e Stricto sensu.
O papel da Faculdade de Ciências do Tocantins é o de atender a sociedade, e possibilitando a todos os cidadãos o compartilhamento dos avanços alcançados pelas ciências da saúde e tecnológica.

A cidade de Araguaína foi escolhida para instalação da FACIT por ser uma das primeiras cidades da região norte que se constitui em centro propulsor de educação e cultura no norte do Brasil. Tal fato possibilita que a faculdade coloque em prática exigências para a oferta de cursos de graduação, como buscar convênios, estágios profissionais, produção de pesquisa e intercâmbio com organismos internacionais.