SERVIÇOS À COMUNIDADE

A Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT é uma instituição de ensino superior compromissada em levar o conhecimento além dos muros da faculdade e assim promover o desenvolvimento educacional e social das comunidades.

Por meio de ações direcionadas nas áreas da saúde, gestão e tecnologia, fomentamos a responsabilidade social e ambiental e as boas práticas junto a todos os públicos de influência da instituição.

Atualmente, a FACIT mantém a Policlínica Odontológica em duas unidades, oferecendo tratamentos de baixa e média complexidade e ações de prevenção como higiene bucal, procedimentos curativos e restaurações. Os atendimentos acontecem nas áreas de Endodontia (tratamento de canal), Ortodontia preventiva e interceptado (aparelhos dentários), reabilitação com a Implantodontia e próteses (dentaduras fixas e móveis) e Ortopedia funcional dos maxilares (aparelhos ortopédicos removíveis)

As clínicas funcionam no campus I, localizado na Rua D, 25, Setor George Yunes (em frente à Avenida José de Brito) e no campus II, na TO-222, Bairro Barra da Grota. Para agendar consultas, o público pode entrar em contato pelos telefones (63) 3414-4625, 3413-2152 e 9237-6983

O projeto FACIT na Comunidade, com mais de um ano de atuação, é responsável por dar assistência aos alunos da Escola Municipal Luiz Gonzaga, no Setor Costa Esmeralda, oriundo do projeto Minha Casa Minha Vida do Governo Federal.

Além dos serviços odontológicos oferecidos dentro da clínica montada pela FACIT na escola, há ainda as aulas de informática no laboratório instalado também pela faculdade com apoio de mais parceiros e coordenado pelo curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O projeto ainda inclui atividades de cunho empreendedor, regidas pelo curso de Administração para beneficiar toda a comunidade do bairro.

Já o projeto Sorrir e Cantar pleiteia levar a educação e a inclusão por meio de um coral de vozes formado por crianças de setores mais carentes de Araguaína. Em várias edições da programação de Natal do município, o coral foi convidado a se apresentar.

Recentemente, o projeto Educar para Salvar, desenvolvido junto aos alunos do primeiro período de Administração, mobilizou professores, acadêmicos, familiares e amigos para ações efetivas de doação de sangue, medula óssea e órgãos para transplantes. Por meio de blitzen e doações propriamente ditas, a atividade também envolve toda a sociedade araguainense.

E desde sua criação com instituição de ensino superior, a FACIT desenvolve o trote solidário aos alunos a cada semestre. Os recém-ingressados são convidados a participar de ações de arrecadação de alimentos e plantio de mudas de espécies nativas para reflorestamento da região.