FACIT prestou homenagem aos seus estudantes no Dia da Radiologia

No Dia do Radiologista, celebrado em 8 de novembro, a Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT-TO homenageou os estudantes do curso técnico em Radiologia com palestras sobre a Radiologia na Odontologia e a Radiologia Veterinária, além de um coquetel de comemoração.

A diretora geral instituição, Dra. Ângela Maria da Silva, explicou que as áreas de Radiologia Odontológica e Veterinária estão em constante expansão, mostrando a necessidade que o mercado tem destes profissionais.

“O futuro técnico em Radiologia precisa parar e repensar sua carreira, que é promissora. Este foi um momento de ele ver que a classe dos radiologistas é extremamente organizada, de pensar nas possiblidades da sua profissão e nos avanços que estão acontecendo na sua área de atuação”, destacou.

Foi no dia 8 de novembro que o físico alemão Wilhehm Conrad Roentgen começou suas experiências, lá em 1895. Em 22 de dezembro do mesmo ano, culminou na descoberta dos Raios X.

Ciclo de palestras

A primeira palestra foi ministrada pela mestre em Radiologia Odontológica, Dra Ângela Dias Morais. Foram discutidas a importância da Radiologia dentro do curso de Odontologia, as especialidades onde a Radiologia está inclusa e técnicas radiográficas utilizadas pelos profissionais.

“A visão que se tem, às vezes, é de que o técnico em Radiologia, quando termina o seu curso, vai atuar só na área médica. A palestra veio justamente mostrar que há a atuação dentro do campo da Odontologia”, pontou a professora.

A segunda palestra falou sobre um campo novo, a Radiologia Veterinária. A instrução foi ministrada pela técnica em Radiodiagnóstico, Diana Dias Barbosa. Foi mostrado aos alunos o grande leque de mercado que o ramo oferece aos profissionais.

“Existe um grande mercado pouco explorado e a demanda de profissionais está crescendo cada vez mais”, explicou Diana.

Uma grande experiência

Segundo o estudante do 6° período, Tarcísio Rodrigues, as duas palestras foram de grande valia, pois trouxe novos conhecimentos para ele e todos os presentes. “É muito importante que tenhamos mais informações sobre nossa área e que nós, como futuros técnicos, possamos ter experiência para que não cometer nenhum erro dentro da sala de Radiologia”, disse.

Para o calouro Cecílio Botelho, a parte das palestras que mais chamou a atenção foi a de Radiologia Odontológica. “É uma área que eu já tinha certa curiosidade e a palestrante tirou todas as minhas dúvidas”, disse, sem esconder a animação.