Alunos de Administração promovem palestra sobre Gestão Hospitalar

Os alunos do curso de Administração da Faculdade e Ciências do Tocantins - FACIT coordenaram um projeto de planejamento estratégico que proporcionou uma visita ao Hospital Municipal de Araguaína – HMA com o intuito de levar os acadêmicos ao conhecimento da prática, aliada à teoria ensinada dentro da sala de aula.

A atividade possibilitou o esclarecimento de dúvidas relacionadas à administração hospitalar, além de conhecer todos os espaços do HMA e os procedimentos feitos diariamente. Os alunos também tiveram oportunidade de conversar com os colaboradores para aprofundar os conhecimentos dentro da sala de aula.  E na tarde do dia 16 de maio, todo o conteúdo da disciplina foi sintetizado em um circuito de palestras sobre gestão hospitalar e as complexidades administrativas.

A intenção do evento foi abrir caminhos aos acadêmicos de Administração, mostrando as diversas possibilidades de atuação no mercado. O diretor da Pró-Saúde, Joaquim Fônseca Júnior, destacou os processos da gestão hospitalar, elencando a importância do departamento de recursos humanos, dos locais adequados de equipamentos, do entendimento do trabalho na área de saúde, da visão integrada dos serviços, princípios éticos e trabalho em equipe. “É preciso ter disposição para aprender diariamente, mediar os departamentos e ser um líder integrador”, explicou Joaquim, formado em Administração com ênfase em Administração Hospitalar, pós-graduado pela FGV em Saúde Pública e Privada e com experiência de 12 anos na área.

Finalizando a tarde, os alunos refletiram com muito humor sobre as adversidades da rotina de trabalho, do sucesso e dos caminhos para as conquistas profissionais com a palestra motivacional “Felicidade: Ingredientes para o Sucesso”, ministrada pelo empresário contábil Adriano Melo Nepomuceno, que traz em seu currículo pós-graduações em Gestão e Auditoria Pública, Metodologia de Ensino Superior, além de atuar como professor de graduação e pós-graduação, vice-presidente da Associação dos Contabilistas de Araguaína e vice-presidente  do Controle Interno do Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins. O tema provocou muitas risadas e descontração ao aprender que só há como ter sucesso profissional se formos felizes no que estivermos fazendo e que a família é sempre a base de tudo.

O evento foi organizado pelos alunos do 4º período de Administração (3ª turma) com a colaboração da Professora e Doutora Ângela Mota e apoio do Professor Gilson César de Freitas.  “Diante do exposto, nós alunos refletimos sobre o privilégio que tivemos no decorrer de todos esses processos, no ganho imensurável de conhecimentos e na aprendizagem obtida. Fomos muito felizes nas escolhas dos palestrantes, que são grandes profissionais”, comentou a aluna e presidente da organização do evento, Thalita Martins.

Crédito das fotos: Ana Maria Negreiros (Pró-Saúde)