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Administração

INOVAÇÕES NA ESTRUTURA CURRICULAR

Na concepção do curso teve-se o cuidado de ajustar o currículo, afinado com a vocação regional, as bases legais e o avanço tecnológico. Em Administração, sem sombra de dúvida, pensamos em desenhar a disciplina Tópicos Avançados em Administração, Administração de Sistema de Informação e outros componentes que asseguram a criatividade e inovações que venha construir na formação profissional do aluno, antenado com o avanço da Ciência, Comunicação e Tecnologias aplicada à Administração.

O objetivo da FACIT é procurar sempre práticas alternativas, inovadoras e avançadas, para prestar serviços com Padrão de Excelência à Comunidade em que está inserida.

Período: Noturno

Duração Mínima: 8 Semestres (4 anos)

Duração Máxima: 12 Semestres (6 anos)

 

MATRIZ CURRICULAR

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACIT

 

CARGA HORÁRIA DO  1º PERÍODO / Cenário: CONHECER - Fundamentos Introdutórios da grande área  

 

Disciplina/Atividades

H/a Práticas

H/a Teóricas

CH em H/a Total

Ativ. Compl.

 
 

Língua Portuguesa

12

42

54

8

 

Introdução à Economia

32

40

72

 

Matemática Aplicada em Administração

48

24

72

 

Introdução à Administração - I

54

18

72

 

Informática Instrumental

54

18

72

 

Disciplinas Optativa

13

5

18

 

Total do Semestre

213

147

360

8

 

 

 

 

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACIT

 

CARGA HORÁRIA DO  2º PERÍODO / Cenário: ANALISAR - Processos Gerenciais  

 

Disciplina/Atividades

H/a Práticas

H/a Teóricas

CH em H/a Total

Ativ. Compl.

 
 

Sociologia e Antropologia

6

30

36

10

 

Teoria Geral de Administração

12

42

54

 

Contabilidade Básica

48

24

72

 

Instituições ao Direito

18

36

54

 

Comunicação Empresarial

9

27

36

 

Metodologia Científica

9

27

36

 

Matemática Financeira

48

24

72

 

Total do Semestre

150

210

360

10

 

 

CARGA HORÁRIA DO  3º PERÍODO / Cenário: DESENVOLVER - Projetos e soluções na área de atuação

 

Disciplina/Atividades

H/a Práticas

H/a Teóricas

CH em H/a Total

Ativ. Compl.

 
 

Estatística Aplicada à Administração

36

18

54

25

 

Direito e Legislação Tributária

25

47

72

 

Organização, Sistemas e Métodos

52

20

72

 

Psicologia das Organizações

12

24

36

 

Contabilidade e Analise de Custos

54

18

72

 

Disciplinas Optativa

13

5

18

 

Total do Semestre

192

132

324

25

 

 

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACIT

 

CARGA HORÁRIA DO  4º PERÍODO / Cenário: APLICAR - Competência estratégica

 

Disciplina/Atividades

H/a Práticas

H/a Teóricas

CH em H/a Total

Ativ. Compl.

 
 

Administração de Sistemas de Informação

24

12

36

25

 

Administração de Materiais

18

54

72

 

Pesquisa Operacional

24

12

36

 

Planejamento Estratégico

18

54

72

 

Logística

18

54

72

 

Gestão de Pessoas I

12

42

54

 

Total do Semestre

114

228

342

25

 

 

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACIT

 

CARGA HORÁRIA DO  5º PERÍODO / Cenário: GERENCIAR - Ferramentas

 

Disciplina/Atividades

H/a Práticas

H/a Teóricas

CH em H/a Total

Ativ. Compl.

 
 

Direito Empresarial

16

20

36

10

 

Administração Mercadológica I

18

36

54

 

Administração e Financeira e Orçamentária I

52

20

72

 

Ética e Responsabilidade Social

12

24

36

 

Marketing  I

12

24

36

 

Gestão da Qualidade e Produtividade

24

48

72

 

Disciplinas Optativa

24

12

36

 

Total do Semestre

158

184

342

10

 

 

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACIT

 

CARGA HORÁRIA DO  6º PERÍODO / Cenário: EMPREENDER - Marketing, Econômicos e Financeiros

 

Disciplina/Atividades

H/a Práticas

H/a Teóricas

CH em H/a Total

Ativ. Compl.

 
 

Administração Mercadológica II

20

52

72

10

 

Administração e Financeira e Orçamentária II

18

36

54

 

Administração de Produção e Operações I

20

52

72

 

Marketing  II

12

24

36

 

Tópicos Avançados em Administração

12

24

36

 

Cultura Afro-Brasileira e Indígena

12

24

36

 

Empreendedorismo

36

18

54

 

Total do Semestre

130

230

360

10

 

 

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACIT

 

CARGA HORÁRIA DO  7º PERÍODO / Cenário: ADMINISTRAR - Profissional Generalista

 

Disciplina/Atividades

H/a Práticas

H/a Teóricas

CH em H/a Total

Ativ. Compl.

 
 

Administração de Produção e Operações II

18

36

54

10

 

Consultoria Empresarial

24

12

36

 

Trabalho de Conclusão do Curso I

12

24

36

 

Macroeconomia

24

12

36

 

Comportamento do Consumidor

24

12

36

 

Estudos Organizacionais

36

18

54

 

Orçamento Empresarial

24

12

36

 

Libras

24

12

36

 

Total do Semestre

186

138

324

10

 

 

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACIT

 

CARGA HORÁRIA DO  8º PERÍODO / Cenário: ADMINISTRADOR - Desafios de gestão, habilitado para atuar

 

Disciplina/Atividades

H/a Práticas

H/a Teóricas

CH em H/a Total

Ativ. Compl.

 
 

Comércio Exterior e Operações Aduaneiras

24

12

36

10

 

Controladoria

36

18

54

 

Jogos Empresariais

24

12

36

 

Políticas Públicas

12

24

36

 

Técnicas de Negociação e Decisão

24

12

36

 

Trabalho de Conclusão de Curso/TCC-II

12

24

36

 

Total do Semestre

132

102

234

10

 

TOTAL DE HORAS TEÓRICAS:

2.646

 

 

   

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

108

 

 

   

ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS

300

 

 

   

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO:

3.054

 

 

   

 

Totalização da Carga Horária Teórica do Curso de Graduação em Administração

Período

Carga Horária

Percentual

   

Formação Básica e Instrumental

704

22%

   

Formação Profissional

1025

34%

   

Disciplinas Complementares

1025

34%

   

Estágio Supervisionado (Parte Prática)

300

10%

   

Carga Horária Teórica Total

3054

100%

   
         

OPTATIVAS:

       
         

Mercado Internacional e Câmbio. PBL

       

Gerência de Produtos e Mercados. PBL

       

Negociação Empresarial. PBL

       

Finanças Corporativas. PBL

       

Plano de Negócio. PBL

       
         

Duração do Curso: 4 anos / 8 semestres

       

Período: Noturno

       

Carga horária: 3054 horas

       

Número médio de alunos por turma em aulas práticas: 20 alunos

   

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO (300h – Aula Prática)

CONCEPÇÃO E COMPOSIÇÃO DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO CURRICULAR

O estágio constitui num componente essencial na formação do educando. Deve ser executado, orientado, acompanhado e avaliado com ética e competência pelo responsável de cada grupo. Para isso foi elaborado o Manual do Estágio, com todos componentes essenciais.

O Estágio Supervisionado, obrigatório, será realizado em 2 etapas, no 7o e no 8o semestres, para que o aluno, já bem embasado com conhecimentos teóricos e tendo vivenciado a dinâmica de pequenas e médias empresas, através do Núcleo de Praticas Gerenciais, que será criada para o Curso, possa estar mais preparado para entender todo o processo administrativo das organizações, analisar criticamente as gestões e ter uma participação efetiva nas atividades que lhe forem destinadas, principalmente na 2ª etapa, em que deverá ter contato com a área específica de sua habilitação. A FACIT assinará convênios com empresas públicas e privadas, organismos não-governamentais e outros, para que seus alunos possam realizar seus estágios com maiores facilidades, e tenham melhores chances de colocação no mercado de trabalho. Todas as atividades do estágio supervisionado terão acompanhamento. Acompanham este Projeto os Regulamentos do Estágio Supervisionado e do Trabalho de Conclusão de Estágio (TCE), bem como a Minuta do Estatuto para o Núcleo de Práticas Empresariais.

Para a implementação do Núcleo de Práticas Gerenciais, contamos com o CEPAD, que permitirá o debate direto dos empresários com os alunos do Curso de Administração, cursos de extensão por meio de monitorias dos alunos,

Dentro do CEPAD contamos com professores do quadro no intuito de servir como orientadores do Estágio Supervisionado.

MANUAL DO ESTÁGIO

Fundamentação

As normas vigentes que regulamenta o estágio prevê que este profissional seja capaz de:

            a) Formular e elaborar estudo, projeto ou pesquisa científica básica ou aplicada de acordo com a área que atua;

            b) Orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria a empresas, fundações, sociedades e associações de classe, entidades autárquicas, privadas ou do poder público, no âmbito de sua especialidade;

            c) Exercer o estágio com competência nas empresas, totalizando 300 horas;

            d) Realizar trabalhos e atividades técnicas de acordo com o currículo efetivamente realizado;

            Os estágios constituem períodos de exercício pré-profissional, em que o estudante de graduação desenvolve atividades fundamentais, profissionalizantes, programadas e

projetadas, avaliáveis em horas-aula e notas, com duração e supervisão conforme as presentes normas.

Objetivos dos Estágios

Aprender a fazer fazendo:

-       Favorecer o desenvolvimento de habilidades profissionais, qualificando o futuro profissional para o mercado de trabalho.

-       Oportunizar a integração de conteúdos e experiências das etapas anteriores do Curso.

Organização dos Estágios do Curso

a) Orientação e Supervisão dos Estágios:

-       O estágio será orientado, supervisionado e executado por um professor, sob a orientação do coordenador do curso, em parceria com o orientador da monografia.

b) Atribuições do Coordenador de Estágio:

-       Planejar, coordenar e supervisionar os estágios inerentes a cada área.

-       Fiscalizar o cumprimento das normas para realização dos estágios.

-       Coordenar e responder pelas atividades administrativas da coordenação.

-       Supervisionar os estágios quando realizado fora da Faculdade.

-       Fornecer, receber, organizar e arquivar a documentação ligada á Coordenação de estágios.

-       Propor credenciamento com entidades e manter contatos com as já credenciadas com campo de estágio.

-       Manter contato e/ou convocar reuniões com os Orientadores, Professores e alunos estagiários.

-       Divulgar para os alunos os campos de estágio curricular dentro e fora da Faculdade.

-       Providenciar carta de apresentação do estagiário, após a aprovação de estágio, quando fora da Faculdade.

-       Apresentar, semestralmente, relatório das atividades á Coordenação do Curso.

-       Cumprir todos os procedimentos previstos para a efetivação dos estágios.

c) Atribuições do Orientador:

-       Supervisionar e assessorar o Estagiário.

-       Orientar o Estagiário no cumprimento das normas de estágios.

-       Orientar os Estagiários em conjunto com os professores na elaboração do projeto e no desenvolvimento do trabalho de conclusão.

-       Encaminhar, ao Coordenador de estágio, carta declarando aceitar o estagiário.

-       Sugerir, em comum acordo com o estagiário, os consultores do projeto e os membros da Banca Examinadora do trabalho, encaminhando á congregação, para aprovação, com 30 (trinta) dias de antecedência.

-       Encaminhar o projeto a 2 (dois) Consultores ligados á área, com no mínimo 20 (vinte) dias de antecedência.

-       Avaliar o projeto e encaminhar aos Coordenadores do Curso.

-       Definir, em comum acordo com o Estagiário e com os membros da Banca Examinadora, a data de apresentação do trabalho.

-       Orientar o Estagiário na apresentação pública do trabalho.

Efetivação dos Estágios

a) Elaboração do projeto.

b) Aprovação do projeto pelo coordenador de estágio.

c) Execução do projeto em campo de estágio.

d) Elaboração de relatórios;

e) Avaliação do estágio;

Local dos Estágios

            Os locais para estágio serão credenciados pela Coordenação de Estágios, obedecendo à legislação pertinente e verificadas as conveniências oferecidas.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

A organização Didático-Pedagógica do Curso de Administração de Empresas é implementada priorizando as importantes inovações nas práticas educativas promovidas no campo do currículo, das metodologias da informação e da comunicação, nas modalidades práticas de estágio e extensão na integralização de estudos nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação e na articulação da prática no sistema PBL, aditado pela IES. Várias situações baseado em problemas reais na prática, levando o aluno ao fortalecimento da pesquisa.

Consideramos também de relevância a construção do projeto pedagógico de cada curso, o Plano de Desenvolvimento Institucional é feito e discutido pelo corpo docente dos cursos e coordenadores. Assim a FACIT vai construindo o seu fazer pedagógico, focado na missão. A IES está sempre voltada aos avanços tecnológicos, sem perder de vista o objetivo de formar cidadãos humanos, conscientes e competentes, para atender as demandas sociais e do mercado de trabalho.

As atividades complementares constituem um componente curricular relevante por enriquecer os conhecimentos do acadêmico e colaborar no enriquecimento da formação profissional. Serão realizadas com bastante seriedade e ética, através de:

·         Estudos independentes (monitorados).

·         Seminários.

·         Participação nos eventos em outras instituições.

·         Apresentação de trabalhos científicos em simpósios, seminários e palestras.

Será realizada Semana de Integração Acadêmica como Atividades Complementares com as seguintes atividades

·               Promoção de debates para a busca de excelência na qualificação dos Cursos (Atividades Complementares).

·               Promoção de Eventos e Campanhas da Saúde Bucal, das crianças e de adultos. (Atividades complementares).

Na área de Administração muitos Eventos.

·               Instalação da Empresa (Atividades Complementares);

·               A IES se preocupa em desenvolver ações de participação do docente e discente nas atividades do Programa por meio de Estágio, Grupos de estudo, Pesquisa, Curso de Extensão e Pós-Graduação.

·           Participação nos Programas Sociais da Região, como: Semana da Cultura e Cidadania, onde tem acontecido, compartilhamento e troca de experiência, e de saberes. Também como Atividades Complementares.

·           E depois de cada evento os alunos elaboram relatórios, acontecem vários debates para que possam entender e participar das atividades extracurriculares.

Formas de Acompanhamento do Planejamento e Execução do Trabalho Docente:

·               O próprio sistema PBL adotado no ensino da FACIT, já cobra a todo o momento um acompanhamento, pois sendo uma metodologia ajustada para a FACIT, o aluno busca investigar a prática. Acontecem muitos debates, avaliações e acompanhamentos muito rigorosos. Existe um acompanhamento contínuo e sistemático e como a Instituição prioriza o ensino, a pesquisa e a extensão. Tudo é muito debatido, acompanhado e avaliado. Outro mecanismo de avaliação é a CPA, que contribui muito no quesito tão importante que é a avaliação. E a operacionalização a execução do trabalho docente é acompanhado e avaliado. Quanto há integração no ensino, esses quesitos são transparentes e bem relevantes. Contribuem de maneira substancial para a excelência da qualidade do ensino.

·               Na Semana do Planejamento ocorre a seleção de conteúdo em grupos, bem definido através de debates;

·               Ao longo do Curso, ocorre a adequação de conteúdos mesmo porque o Sistema PBL adotado requer com rigor, o equilíbrio entre a prática e os conteúdos exigidos pelos parâmetros curriculares de cada Curso;

·               O estágio constitui espaço de construção da prática com base na interlocução com outros segmentos sociais, sendo um espaço de formação necessária para o exercício da profissão e a construção de projeto de sociedade, pessoal e coletivo comprometido com a emancipação humana. A IES mantém convênios referentes ao campo de Estágio com IES de direito privado, filantrópica, Organizações não Governamentais, empresas e clínicas.

·               Revisão permanente dos atos normativos e procedimentos inerentes ao Estágio. Para os Estágios foram elaborados, termo de compromisso, ressaltando que não existe vínculo empregatício, com os órgãos e empresas que realizam estágios. Fichas de acompanhamento e avaliação O aluno tem conhecimento do conjunto normas que regem o estágio (a Lei nº 11.788/08 e Termo de Cooperação Institucional nº 05/2014, celebrado entre Secretária Municipal de Saúde de Araguaína e a Faculdade de Ciência do Tocantins (FACIT).

São princípios integradores do planejamento das ações desenvolvidos pelas equipes de ensino:

·        Integração entre ensino, pesquisa e extensão;

·        Mobilidade, acessibilidade, propostas curriculares dos cursos e programas;

·        Integração de componentes curriculares de diferentes matrizes e a interdisciplinaridade;

·        Investimento na capacitação dos docentes;

·        As instalações físicas e infraestrutura devem estar disponíveis antes do semestre letivo;

·        A eficiência para aplicação do ensino no Sistema PBL, ajustado para a FACIT;

·        Os espaços destinados ao ensino, trabalho coletivo para a construção do PPC; grupos de cada curso, a pesquisa, extensão e ensino são considerados prioridade absoluta;

·        Oferta de cursos de Pós-Graduação lato-sensu, é uma forma de conhecer o perfil dos egressos. Eles sempre fazem opção de conhecer os estudos, uma oportunidade de analisar como foi o ensino na graduação.

·        O item pesquisa abordado e vivido na IES, com foco na missão, vem contribuindo na formação do cidadão profissional, com grande êxito que contribui com relevância o desenvolvimento da sociedade em que a FACIT está inserida.

Monitoria

No planejamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso de Administração da FACULDADE DE CIÊNCIAS DO TOCANTINS LTDA - FACIT, monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem estabelecida de acordo com o princípio de vinculação exclusiva às necessidades de formação acadêmica do aluno de graduação e pós-graduação.

O projeto de monitoria no Curso de Administração tem como objetivo propiciar a formação acadêmica ampla e aprofundada ao aluno, incentivar o interesse pela dedicação à docência e à pesquisa bem como ampliar a participação destes nas atividades da FACULDADE DE CIÊNCIAS DO TOCANTINS LTDA - FACIT.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O Trabalho de Conclusão de Curso acontece no sétimo e oitavo período do Curso com carga horária total de 72 horas, sendo Trabalho de Conclusão de Curso – TCC I, com 12 horas de aulas práticas e 24 horas de aulas teóricas e Trabalho de Conclusão do Curso – TCCII com 12 horas de aulas práticas e 24 horas de aulas teóricas. Os alunos, ao final do oitavo período do Curso de Administração deverão apresentar o Trabalho de Conclusão do Curso em forma de Plano de Negócio com referencial bibliográfico.

Os discentes serão acompanhados pelo professor orientador, que analisará o pré-projeto, acompanhando-os na elaboração do Plano de negócio e na indicação da bibliografia básica, conduzindo e orientando até a defesa pública. A Coordenação do Curso realizará reuniões periódicas com os representantes de turma, desde o momento em que os projetos forem apresentados até a defesa, para discutir questões relevantes às dificuldades que os discentes encontrarem na elaboração dos Planos de Negócio.

Para a elaboração do Plano de Negócios com referencial bibliográfico, será utilizado o Software “Plano de Negócios” do SEBRAE, como ferramenta tecnológica e orientação dos itens que compõe o PN, como:

a)    Análise de Mercado.

b)    Plano de Marketing.

c)      Plano Operacional.

d)    Plano Financeiro.

e)    Construção de Cenários.

f)       Avaliação Estratégica.

Após a elaboração do Plano de Negócios na ferramenta disponibilizada pelo SEBRAE, será gerado um arquivo de texto editável, no qual os alunos poderão editar, alterar e inserir o embasamento dos itens como referencial bibliográfico.

O endereço eletrônico para elaboração do Plano de Negócio encontra-se disponível em http://www.sebrae.com.br/sites/portalsebrae. Neste endereço o aluno tem disponível ainda uma assessoria gratuita.

O Trabalho de Conclusão de Curso é imprescindível para a conclusão do curso.