8

Odontologia

Metodologia PBL

O compromisso da Faculdade de Ciências do Tocantins - FACIT é com um ensino de excelência avançada. Por isso, a instituição adota a Metodologia PBL (Problem-Based Learning). Com esta forma de ensino, o aprendizado é baseado em problemas.

O que é a Metodologia PBL?

Para os nossos alunos e pais que estão antenados, o PBL é um método no qual destaca o uso de um contexto clínico ou de um problema relativo ao estudo. A partir deste problema, se levanta questões e possibilidades e este aluno é estimulado a procurar soluções. O aprendizado passa a ser centrado no aluno, que sai do papel de receptor passivo e se torna o agente responsável pelo seu aprendizado, promovendo a habilidade de trabalho em grupo. O PBL desperta as habilidades dos estudantes em fazer com atitude.

Como funciona o PBL? E o professor?

A metodologia do PBL enfatiza o aprendizado auto-dirigido. Os professores atuam como tutores, facilitando nos grupos a discussão e organizando os objetivos a serem alcançados.

O melhor do PBL é despertar no aluno que ele é o centro do conhecimento e isto não tem limite. Os alunos do PBL se agrupam em até 12 estudantes. Aqui na FACIT, inicialmente, as tutorias irão ocorrer todas as sextas-feiras. O professor não "ensina" da maneira tradicional, mas introduz a discussão, indicando os recursos.

No segundo momento, o estudo individual, sequentemente a isto, tem as conferências com fechamento de todas as questões levantadas. Abre-se um problema, um estudo de caso clínico e fecha este de forma sustentável na próxima semana e assim, semanalmente com tutoria diferente.

Qual a diferença em estudar pelo método PBL e tradicional?

Podemos afirmar, pela prática docente, que o aprendizado ocorre em ambos os métodos. A porta de entrada do PBL é diferente. O aluno é o motivo do ensino, ele é o centro. É o método ideal para dar iniciativa do aluno estudar por conta própria. É o fazer fazendo. A pedagogia autoritária e postural do professor é substituída pela compreensão e no tratamento flexível, mesmo diante, por vezes, ambigüidade.

O que é sessão tutorial?

Uma sessão tutorial trabalha os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto apresentado; os problemas são primeiramente identificados e listados, e em seguida são formulados os objetivos de aprendizado, com base em tópicos considerados úteis para resolução do problema. Seguidamente os alunos são liberados para estudo individual, trabalhar independentemente, na busca de informações e na próxima sessão tutorial, as informações trazidas são integradas na solução do caso-problema.

Quais as vantagens deste método?

Como diretora da instituição e educadora com formação, o que mais pesa nas vantagens do PBL é a profundidade no conhecimento adquirido. Os alunos desde o primeiro período terão o ensino precoce à prática clínica (Odontologia) e vivência. E a formação de cirurgiões-dentistas e administradores humanizados, motivados para auto aprendizagem, aquisição de trabalho e tomada de decisão. Este é o perfil que os alunos vão ter!

Professora Mestre, Dra. Ângela Maria da Silva,

Diretora-geral