8

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

São atividades a serem cumpridas pelo discente no transcorrer do curso, e se efetivam por meio da participação em atividades promovidas pela FACIT ou por outras instituições de ensino. No Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a carga horária a ser cumprida pelo aluno é de 100 horas. Ademais, o aluno tem todo o período de integralização do curso para completar as horas exigidas, o que facilita a organização e realização das atividades, distribuídas em cada semestre. O intuito é que o conhecimento seja adquirido no decorrer de todo o percurso do curso.

São consideradas Atividades Complementares Obrigatórias - ACO, para efeito de integralização dos currículos dos cursos de graduação, as seguintes atividades desenvolvidas pelos discentes:

• Estágio Curricular Não obrigatório;

• Visitas técnicas;

• Participação em cursos, seminários, simpósios, conferências, palestras e encontros;

• Atividades desenvolvidas nos Órgãos Suplementares de vinculação dos cursos, desde que não caracterizadas como inerentes às disciplinas da graduação e cumpridas em horário não coincidente com o regular da matrícula do discente;

O cômputo de carga horária de ACO, quando referente a uma única atividade, não pode ser superior a 50% (cinquenta por cento) da carga horária exigida curricularmente para a modalidade.

O não cumprimento da carga horária prevista em atividades Complementares obrigatórias implica a não integralização curricular e, portanto, a não conclusão do curso, e a não participação do aluno no ato de colação de grau.