8

Administração

A atividade de pesquisa busca a análise e interpretação de fenômenos sociais e naturais. Exige adequação metodológica constante, uma vez que as relações na sociedade são móveis e flexíveis.

Na FACIT, a pesquisa se relaciona com a comunidade acadêmica de duas formas, sendo:

a) A primeira se volta para a autonomia docente, uma vez que o ato de pesquisar conduz à revisão de conceitos, aplicação de métodos de investigação, análise e busca de explicação de fenômenos e à publicação de resultados que possibilitem a identificação de respostas para os problemas específicos da vida cotidiana do ser humano.

b) A segunda é a compreensão da lógica da ciência, colocando-se à disposição dos alunos, professores e pesquisadores a prática da pesquisa científica, no sentido de incentivar a investigação científica em sua relação com a coletividade.

A FACIT considera a pesquisa como elemento catalisador do conhecimento científico, técnico, humanístico e ético que, articulada ao ensino e à extensão, exerce relevante papel na produção do conhecimento, propiciando o envolvimento teórico-empírico e a formação profissional pelo exercício da reflexão, prova disso, são:

Conselho de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão - órgão colegiado deliberativo, composto por professores pesquisadores (doutores e mestres) representantes dos cursos de graduação da FACIT