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Administração

Habilidades

As habilidades que contribuem para a formação do perfil do profissional desejado envolvem:

a)    Comunicação interpessoal e expressão correta nos documentos técnicos na interpretação da realidade das organizações;

b)    Utilização de raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores matemáticos e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos;

c)    Interação criativamente face aos diferentes contextos organizacionais;

d)    Demonstrar compreensão do todo administrativo, de modo interativo e estratégico, bem como de suas relações com o ambiente externo;

e)    Lidar com modelos de gestão inovadores;

f)     Resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas organizacionais;

g)    Ordenar atividades e programas, para decidir entre alternativas para dimensionar riscos;

h)    Selecionar estratégias adequadas de ação, visando a atender interesses institucionais;

i)     Selecionar procedimentos que privilegiem formas de atuação compartilhadas;

j)     Articular o conhecimento sistematizado com a ação profissional.

Competências

a)    Aplicar a prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

b)    Tomar decisões aos assuntos pertinentes ao seu campo de trabalho.

c)    Desenvolver a criatividade, nas situações em que requer a elaboração de novos modelos empresariais na área de administração.

d)    Ter espírito empreendedor e assumir riscos.

e) Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais

f)       Acompanhar o avanço tecnológico e aplicá-los na prática

INTERDISCIPLINARIDADE, MULTIDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE

A FACIT se organiza em Jornadas Pedagógicas, a fim de contribuir para que os professores tenham formação continuada e compreendam metodologias interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares, priorizando o Estudo de Caso e estratégias pedagógicas mais adequadas ao Ensino Superior.

Os novos paradigmas na educação pressupõem uma contínua busca na formação da capacidade reflexiva do futuro profissional para a construção do saber, sequência lógica e complementaridade dos conteúdos visando a uma aprendizagem significativa e interlocução entre os vários saberes para um entendimento real e dinâmico da realidade. Para que a Faculdade de Ciências do Tocantins–FACIT possa concretizar seus objetivos de formar profissionais com capacidade reflexiva para a construção do saber é necessário que sua Proposta Pedagógica Institucional esteja em consonância com as demandas dos novos paradigmas da educação.

Portanto, buscar a interdisciplinaridade é condição básica na elaboração do seu projeto pedagógico com as dimensões que a Faculdade de Ciências do Tocantins pretende. Nesse sentido algumas ações já são desenvolvidas:

  Acompanhamento dos quadros curriculares pelos Colegiados de Cursos visando à estruturação dos conteúdos contemplando assim a integração das disciplinas e a adequação dos quadros para as demanda emergentes

  Criar mecanismos de avaliação que permitam acompanhar o projeto pedagógico redefinindo-o e ajustando-o quando necessário.

 Promover atividades extracurriculares, como palestras, oficinas, seminários, painéis, semanas profissionalizantes e outros eventos, que permitam a atualização e o aperfeiçoamento dos alunos.

Envolver o corpo docente como forma de se criar uma visão global do curso

Utilização da metodologia ativa PBL, principalmente nos cursos da área da saúde, a fim de proporcionar a realidade necessária para formação generalista deste profissional em específico.

Oferecer infraestrutura acadêmica, administrativa, pedagógica e instalações físicas que atendam aos requisitos de qualidades dos Projetos Pedagógicos dos Cursos.

·      Implantação de uma metodologia de avaliação fundamentada numa concepção de avaliação continuada, somativa em etapas, e uma geral envolvendo os diversos conteúdos.