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Administração

O Curso de Bacharelado em Administração da Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT,  tem como objetivo principal a promoção do conhecimento na área do saber da administração. Neste sentido, é importante ressaltar a preocupação com uma formação sólida. A construção do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) foi realizada por meio de processo metodológico com rigor científico exigido para esta fase. O projeto do curso foi construído a partir de uma discussão compartilhada entre todos os pertencentes ou ligados ao curso. O Curso de Administração preza pela formação teórico consistente nas diversas subáreas da administração. Merecem destaque as áreas de logística, serviços, marketing, agronegócios entre outros.

Dentro do PPC, a construção dos objetivos do curso está estruturado por meio de duas grandes dimensões, a saber:

1.    Dimensão Teórica:

a)    Conceitual (conteúdos relacionados à área básica, quantitativa e tecnológica).

b)    Científica.

2.    Dimensão Profissional:

a)    Prática do exercício profissional.

b)    Ética e Responsabilidade Socioambiental (Sustentabilidade).

c)    Cultural (Complementar).

 

Faz parte da Dimensão Teórica os referenciais, os conceitos do campo do saber, com vistas a promover uma formação consistente contemplando as áreas do conhecimento preconizadas pelo marco legal norteado pelas diretrizes apontadas pelo MEC, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos de Administração – DCN´s e as habilidades e competências apontadas pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudante - ENADE.

No que se refere a parte científica, dentro da dimensão teórica, a preocupação é a introdução da ciência no desenvolvimento das habilidades e competências oferecidos no curso. Também, destacam-se os projetos de Iniciação Científica oferecidos em nível institucional e incentivados pelo curso.

 Na Dimensão Profissional, a prática do exercício profissional, fará a construção do arcabouço necessário para a atuação profissional do aluno, por meio de um corpo docente com experiência no seu campo de atuação: atividades interdisciplinares, transdisciplinares e multidisciplinares; contato com o mercado profissional; seminários; aprimoramento dos processos éticos, entre outras atividades com o objetivo de promover e fortalecer a prática profissional.

A ética e a responsabilidade socioambiental também são preocupações do curso promovendo para o cumprimento deste item atividades relacionadas com o exercício ético da profissão, de maneira tal que se conecte com a dimensão profissional e também ações que sensibilizem o aluno e toda a comunidade acadêmica na direção de se ter uma sociedade mais responsável social e ambientalmente. O último item trata da cultura. Este vetor promoverá ações para uma formação integral do futuro administrador, trazendo atividades que reflitam a respeito dos valores éticos entre outras.

            Todos objetivos registrados nas duas grandes dimensões e nos seus subitens contam com uma estrutura organizacional do curso de administração para a sua consecução, como: corpo docente e o núcleo docente estruturante (NDE), coordenação pedagógica, coordenação de estágio, coordenação de trabalho de conclusão do curso, coordenação da empresa júnior e também a secretaria do curso.

OBJETIVO GERAL

Oferecer aos acadêmicos formação integral na área de Administração de empresa, qualificando-os para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

O curso se propõe a preparar acadêmicos para serem empreendedores e empresários e, assim, profissionais competentes em diversas áreas, buscando ser uma alavanca para o desenvolvimento e a inovação, tanto na região como do País, acompanhando a velociade da ciência e da tecnologia e exigência do mercado de trabalho.

Focado na missão institucional, o aluno é centro do processo e o professor tem o papel de ser o facilitador da aprendizagem. Pretende-se ter como referenciais na concepção do currículo, a interatividade, a contextualização da realidade da IES e da região e das finalidades do curso.

Na concepção do curso teve-se o cuidado de ajustar o currículo, afinado com a vocação regional, as bases legais e o avanço tecnológico. Em Administração, sem sombra de dúvida, pensamos em desenhar a disciplina Tópicos Avançados em Administração, Administração de Sistema de Informação e outros componentes que venham assegurar a criatividade e inovações que venham construir na formação profissional do aluno, antenado com o avanço da Ciência, Comunicação e Tecnologias aplicada à Administração.

Procurando sempre práticas alternativas, inovadoras e avançadas, para prestar serviços com Padrão de Excelência à Comunidade em que está inserida.

Período: Noturno

Duração Mínima: 8 Semestres (4 anos)

Duração Máxima: 12 Semestres (6 anos)

A concepção do curso inclui subsídios que visam a aprimorar ainda mais o projeto de qualificar o profissional em bases mais amplas e aprofundadas no saber científico e técnico, de forma a prover o mercado de profissionais com qualificação diferenciada, que se destinem a trilhar carreiras que culminem com posições de direção de empresas comerciais, industriais ou de serviços.

O currículo pleno do curso valoriza, ainda, outros aspectos, além da eficiência e da eficácia, como a efetividade de valores sociais, morais e éticos. Além disso, ao concluir o curso de Administração, o futuro Administrador formado nesta instituição, estará dotado de sólido embasamento cultural e de aprofundado conhecimento da teoria e de sua aplicação, além de um espírito suficientemente crítico e prático na utilização desses conhecimentos como fator de promoção das atividades próprias de sua área de atuação.

O curso de Administração dá ao profissional embasamento técnico para proceder ao planejamento, organização, supervisão gerência e direção, dando à empresa rentabilidade com menor custo, assegurando produtividade, qualidade e a satisfação do cliente.

Assim, a estrutura curricular busca assegurar profundidade e perspectivas adequadas à aplicação de práticas e conhecimentos gerais e específicos, desenvolvimento de pesquisas e geração de novos conhecimentos. As disciplinas oferecidas integram-se entre si e se organizam tendo como referência os Núcleos Temáticos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Propiciar uma formação de base humanística, que possibilite ao aluno formado uma atuação profissional orientada por princípios éticos, comprometida com o desenvolvimento sustentável do país e, que, ao mesmo tempo, contribua para a sua formação como cidadão.

·         Garantir uma formação profissional (teórica e prática) sólida, nas diversas áreas que compõem a administração, que possibilite o exercício competente da atividade de administração de organizações complexas.

·         Formar administradores capazes de participar de forma ativa e reflexiva de processos de tomada de decisões em organizações e de liderar tais processos.

·         Formar profissionais capazes de administrar os diversos tipos de empresas, em seus distintos graus de complexidade, assim como participar da gestão de redes de organizações.

A fim de garantir que os objetivos geral e específicos do Curso de Graduação em Administração, sejam alcançados, conta-se com:

a)    Uma matriz curricular que contempla conteúdos relacionados às habilidades e competências previstas no item “perfil do egresso”.

b)    Procedimentos didático-pedagógicos que procuram estimular tais habilidades e competências.

c)    Estágio curricular supervisionado e outras formas de integração teoria/prática.

d)    Atividades complementares, que contribuem para que se alcancem os objetivos da formação dos alunos.

e)    Incentivo à pesquisa.

f)     Trabalho de conclusão de curso.

g)    Cursos de Nivelamento para disciplinas de Português e Matemática.

h)    Infraestrutura de apoio à aprendizagem (biblioteca e recursos de tecnologia de informação).

i)     Apoio ao discente oferecido pela coordenação pedagógica e coordenação do curso.

j)     Apoio didático-pedagógico ao docente oferecido pela coordenação do curso.

k)    Monitorias disponibilizadas principalmente pelos professores das disciplinas básicas dos semestres iniciais, como matemática.

l)     Projeto interdisciplinar que contempla o diálogo vertical e horizontal dos diversos conteúdos dentro de cada semestre e ao longo do curso.

m)  Atividades de extensão, como semana cultural, TV FACIT, Papo de Administrador, que permitem a formação em nível integral do discente do curso de administração.

 

n)    Atividades de formação profissional específica, como visitas técnicas e jornadas de administração.