8

Especialização em Endodontia

O estudante de pós-graduação em Endodontia deve desenvolver um amadurecimento para que não tenha como meta apenas a obtenção do título de especialista, mas sim tornar-se um real especialista. A especialização é hoje na Odontologia o equivalente a Residência em Medicina. A graduação tem cada vez menos carga horária para desenvolver as diferentes técnicas das diferentes especialidades. Tornando a especialização fundamental na preparação do profissiomal.

A Endodontia é hoje sem sombra de dúvidas uma das melhores especialidades pois existe uma grande demanda e ao mesmo tempo um número escasso de profissionais realmente capacitados para dar vazão a essa grande procura. Hoje com os equipamentos e instrumentais o endodontista pode cobrir vários consultórios em diferentes cidades realizando tratamentos endodônticos em dias variados.

A Endodontia tem dado grandes saltos tecnológicos, hoje temos medicações altamente eficazes para combater as diferentes patologias pulpares e periapicais, temos também os localizadores apicais que simplificam sobremaneira os procedimentos de odontometria, a aproximadamente 20 anos surgiram os primeiros sistemas rotatórios de NITI, hoje plenamente desenvolvidos e que tornam o preparo químico cirúrgico muito mais rápido além de padronizar em alto nível este preparo, culminando com a obturação com cones únicos ao mesmo tempo tornando o processo de obturação endodôntica simples e eficaz. Não bastasse tudo isso, foram lançadas as limas reciprocantes uma evolução ou uma nova revolução da Endodontia que permite a instrumentação toda com apenas um instrumento e também a obturação com cone único.

Somando a tudo o que foi exposto não podemos deixar de enfatizar a importância dessas mudanças para o bem estar e conforto de nossos pacientes que com as técnicas de instrumentação mais rápidas e confiáveis somadas a melhor uso dos anestésicos, anti-inflamatórios e antibióticos sistêmicos minimizam o desconforto tão lembrado e temido.

Como vimos a Especialização tem muito a acrescentar a sua vida profissional agregando novos e fundamentais conhecimentos, facilitando e aprimorando seu trabalho e sua técnica além é claro de desenvolver mais seu lado humano ao dar mais conforto aos nossos pacientes.

O curso é desenvolvido em 24 módulos nos quais estudamos o seguinte programa:

I. Anatomia;

II. Substâncias químicas auxiliares/Cirurgia de acesso;

III. Odontometria/Localizadores apicais;

IV. Preparo químico cirúrgico;

V. Rotatórios de NiTi / Limas reciprocantes(limas únicas);

VI. Obturação endodôntica/Cimentos;

VII. Diagnóstico e radiologia em endodontia;

VIII. Biossegurança;

IX. Anestesiologia;

X. Inflamação/Microbiologia;

XI. Medicação intra e extracanal/ Seção única X seção múltipla;

XII. Anti-inflamatórios/Analgésicos sistêmicos;

XIII. Antibióticos sistêmicos;

XIV. Tratamento endodôntico em dentes com ápice aberto/ MTA;

XV. Tratamento endodôntico em dentes decíduos;

XVI. Microscopia em endodontia;

XVII. Retratamento endodôntico;

XVIII. Sucesso endodôntico;

XIX. Cirurgia parendodôntica;

XX. Relação endo X orto / Reabsorções radiculares;

XXI. Traumatologia; Pacientes especiais

XXII. Odonto legal / Bioética;

XXIII. Restauração do dente tratado endodonticamente;

XXIV. Clareamento dental interno / Relação endo x pério.

ESTRUTURA DO CURSO

No curso teremos aulas teóricas, seminários, estudos dirigidos, workshops, atividades em laboratório e atendimento clínico.

A aula teórica é um recurso didático interessante, mas limitado, o aproveitamento desta quando muito chegará a 25% sendo necessário o estudo e outros recursos didáticos para o pleno acesso ao aprendizado. As aulas teóricas serão ministradas desenvolvendo o assunto em questão e destacando os principais pontos, recordando conhecimentos e alterando paradigmas buscando atualizar e estimular os alunos a desenvolver o conhecimento necessário além de mostrar a inter-relação entre os conhecimentos e assuntos estudados.

Os seminários serão uma parte importante do nosso curso sendo que em quase todos os módulos teremos a apresentação em grupo ou individual destes previamente as aulas teóricas, com os objetivos de que: O estudante já tenha uma ideia prévia do assunto, já traga dúvidas para discussão e desenvolva habilidades de trabalhar em conjunto além de exercitar a apresentação ao grupo visto que terá de fazer uma apresentação da monografia de conclusão do curso.

Os estudos dirigidos serão atividades de interação de aprendizado em grupo sob a orientação do professor de forma dinâmica e ativa.

Os workshops são a demonstração em laboratório das técnicas que serão usadas para que em seguida em laboratório os alunos possam realizar as referidas atividades.

As atividades laboratoriais são fundamentais para que o aluno desenvolva a parte psicomotora, ou seja, a condição de realizar os procedimentos em dentes naturais ou de resina para um conhecimento prévio ao atendimento clínico.

O atendimento clínico que é o atendimento dos pacientes é a coroação de todo o processo prévio de ensino, nele o aluno aprimorará estes conhecimentos além de se deparar com diferentes casos que ampliaram o leque de aprendizado e desenvolvimento profissional do futuro especialista.

Os alunos serão avaliados em todos os módulos nas diferentes atividades, além disso podem ser marcadas avaliações tendo em vista a necessidade da turma. Todos os alunos deverão apresentar no final do curso uma monografia individual a título de Trabalho de Conclusão de Curso a uma banca escolhida pela coordenação.

A nota mínima é 7,0 e a frequência mínima é de 75%.

Investimento:

Matrícula: 490,00

Mensalidade: 24 x 999,00 ou 30 x 870,00

Público Alvo: Profissionais Graduados em Odontologia

Professor: Anderson de Oliveira Paulo
Currículo Lattes clique aqui